Dia Nacional de Combate e Prevenção à trombose vai destacar formas de prevenir a doença

Por Aécio Gonçalves 15/09/2018 - 11:24 hs

No próximo domingo (16) é lembrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à trombose, doença que se caracteriza pela formação de coágulos dentro das veias. Se não tratada, pode evoluir para casos mais graves como embolia pulmonar e até acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte prevenível em todo o mundo. Entre elas, destaque para o AVC e a trombose. 

De acordo com a médica Marildes de Castro, coordenadora de pós-graduação de cardiologia da faculdade Ipemed, existem vários fatores que podem causar a trombose. Um deles é ficar parado muito tempo. “Muito tempo são horas e horas, como por exemplo, ficar acamado, fazer viagens longas, não só de avião, qualquer viagem que a pessoa for ficar muito tempo com as pernas paradas por muito tempo”, explica. Marildes completa que com isso o sangue tem mais dificuldade de circular das pernas para o coração e predispõe a formação de trombos, que são os coágulos. 

Outro fator que pode ocasionar a trombose é a genética. Algumas pessoas já tem predisposição à coagulação mais acentuada, chamada de trombofilia, normalmente hereditário. 

Alguns medicamentos também podem causar a formação de trombos, como os anticoncepcionais orais, os repositores hormonais, entre outros. 

O tabagismo também pode aumentar e muito a formação dos coágulos.

Os principais sintomas da trombose são dores nas pernas, inchaço e vermelhidão. Portanto, se os sintomas aparecerem, a pessoa deve procurar um médico imediatamente. Caso haja demora no tratamento a doença pode evoluir para quadros mais graves. “A embolia pulmonar é um quadro grave que pode causar a morte, dependendo do tamanho da coagulação que vai impedir a passagem do sangue. Outra complicação é a síndrome pós-trombótica, relacionada a tromboses de repetição nas pernas”, destacou a especialista.

Prevenção

A coordenadora do Ipemed diz que é ‘simples’. “Basta não ficar parado; o ideal é movimentar as pernas de três em três horas”, disse. Caso não der, uma maneira boa de prevenção é movimentar os pés para cima e para baixo para ajudar na circulação do sangue. As pessoas que têm motivos para ficar paradas, principalmente, devem se movimentar sempre, na medida do possível. 

Fonte e foto: Itatiaia Link da reportagem:http://www.itatiaia.com.br/noticia/dia-nacional-de-combate-e-prevencao-a-trombos